sábado, 10 de outubro de 2026

A metamorfose das cidades e dos Mortos em “Para onde foram os vivos” de Eduardo Quive

“Para onde foram os vivos” de Eduardo Quive organiza-se em duas partes. A primeira intitulada “Cidade”, com vinte e quatro textos e a segunda intitulada “Corpo” com dezanove textos, numerados em ambas as partes. O livro reúne poemas, que apresentam vários registos discursivos, e uma narrativa. Tanto num, quanto noutro caso, notabiliza-se uma construção imagética que se sustenta na crítica social e na revisitação da memória coletiva.

Esta obra estabelece uma metamorfose do corpo e da cidade retratada em temas como a dor, a saudade, a memória, a guerra, os traumas e a identidade patriótica. Neste exercício, Quive ilustra a situação penosa das cidades destruídas e dos seres que as habitam. Entre a descrição do absurdo e do drama humano, inscreve-se uma reflexão sobre a identidade individual e colectiva, a circunstância de tempo e de lugar em que essa identidade é construída. 

O autor desperta, no leitor, a metamorfose das cidades e do homem, retratando como essa perda ocorre lentamente, diante da indiferença dos vivos. Esta é reflectida entre as cidades e o corpo, através da ausência de amor e empatia nas relações interpessoais.

Será possível comparar o homem com uma cidade? 

Depois de ler esta obra, acredito que sim, porque o nosso desenvolvimento surge das relações que estabelecemos na sociedade. A falta de amor e de empatia torna a pessoa numa nuvem escura que vai reflectir a sociedade. Esta também estará com uma nuvem escura, não pela pessoa, mas pela falta de vida nela.

A ruina dessas cidades é associada ao egoísmo do homem, à indiferença e à busca por ganhos próprios. Quando ganhamos pela corrupção é ao outro irmão que destruímos e é à nossa cidade que destruímos. Neste sentido, o poeta fala-nos de gente de corpos, vivos e ausentes, apátridas, levados para lugar nenhum com sentimentos ambíguos, ora a procura de um lugar seguro, ora à procura de melhores condições de vida. Buscar os vivos nessa cidade é compreender o seu silêncio, a sua amnésia perante a decadência e a ruína da cidade como forma de sobrevivência ou progresso próprio, e os poemas remetem a ideia do homem ausente como exemplo do trecho:

“Enquanto o silêncio das almas anima o barulho das armas, um luar ameaça incendiar a cidade com as velas descaídas de gentes com milhares de anos na insônia” 

Há bem pouco tempo, o país registou manifestações violentas. No decurso desta experiência triste, não havia liberdade de expressão e as memórias de várias guerras que grassaram Moçambique foram reavivadas. Perdemos casas, parentes, memórias, emoções e vozes. Ganhamos o silêncio, os traumas, a mudança e o civismo do povo. Em meio a essa demanda, entre a destruição das cidades e do corpo, vem a pergunta: para onde foram os vivos?

Os vivos estavam em silêncio do corpo sem amor. O mesmo silêncio que percorre a guerra no norte do país, onde os irmãos, a quem chamamos de deslocados, deixam para trás suas vidas, suas casas, suas memórias, a infância e os mortos que podem salvar a sua vida. Olho para as cidades e percebo que nos resta a desgraça dividida em classes sociais. Como fica o povo, diante das atrocidades dos terroristas? Como fica o imaginário do povo? Que futuro lhes sobra? 

Creio que seja mais fácil perguntar sobre os mortos. Esses, sim, saberemos que estão por de baixo da terra, ou à direita do Pai. Ora, aos vivos devemos procurar. O vazio dos vivos sugere que, embora biologicamente existentes, os corpos estão socialmente ausentes, pois a vida perdeu o sentido. Essa ausência não é só da vida, mas de consciência crítica, de participação na sociedade e, sobretudo, no amor e na esperança.


Escrito por: Begnen Zaqueu Gungunhana

Sem comentários:

Enviar um comentário