sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

close up: poesia moçambicana de hoje II

“temos bons poetas e muitos sabem escrever, mas há um excessivo labor da palavra, excessiva metaforização, e cada vez que isto acontece há uma fuga na comunicação que se busca estabelecer com o leitor” 

Marcelo Panguana 

De algum modo, venho reflectindo sobre este assunto. Vagueio entre a vontade, a dúvida e a dívida que devo saldar há quase uma década. Escrevi sobre a poesia moçambicana de hoje sob o olhar que tinha naquele "hoje". Um olhar que se fitou ao conteúdo a desfavor da forma que é também preponderante na arquitetura textual. Era outro momento, outra desenvoltura e outro fôlego. Mas nada disto me impele a vergonha do tempo nem a força do click no delete: são ossos de um percurso que devem ficar registados nesta plataforma.

A vontade com que interpelo este assunto é a mesma que invade o adulto ante um baloiço no jardim: sempre actual. Inundo-me, porém e ainda, de dúvidas que me habitaram naquele longínquo ano em que escrevi o texto que pode ser lido aqui.

Quando se diz que somos uma nação de poetas, há uma satisfação inegável que nos invade e reaviva a necessidade de (re)pensar a nossa escrita sobre este gênero. Longe do compromisso de manter o "trono" e mais perto de uma preocupação geracional sobre quem somos e o que fazemos.

Li, no jornal “Ponto por Ponto” desta última quinta-feira (27 de Janeiro de 2022), uma entrevista a Marcelo Panguana conduzida por Pedro Pereira Lopes e não pude conter os afinais ao descortinar o pensamento de Panguana com o qual epigrafo estas breves linhas.

Venho, também, notando e abordando esta postura na poesia que actualmente se escreve em Moçambique e não há conversa de café que a esgote. Esta nova preocupação com a metaforização algo surreal até à exaustão está muito perto do que (parafraseando Fernando Paixão no seu “poema em prosa: poética da pequena reflexão”) Max Jacob referira relativamente à escrita do seu tempo e meio afirmando que tal padecia de exagerada exuberância de imagens e que o mais proeminente cultor da mesma chegava a ser comparado a um joalheiro desejoso de chamar a atenção para o brilho da sua loja em vez de zelar pela autenticidade das joias.

Cá entre nós, é evidente a simpatia pelo “self-generating text” por parte dos novos players neste tabuleiro e isso é de louvar porque desfazem-se das amaras de um mote que ora aprisiona ora empobrece o texto. O trabalho com a imagem sabiamente construída através de intertextos é a maior conquista que se observa. Mas há exageros.

Entre associações imagéticas embebidas por um abstracionismo extremo e uma metaforização surreal que por vezes cabe apenas nos próprios poetas, preenche-se a página com construções cuja linha lógico-semântica inexiste. A poesia não diz porque tudo já foi dito, não é? E por que escreveu? Para exorcizar os meus fantasmas _ é a resposta. O que os leitores têm a ver com isso? Desinteressa-me o leitor. Por que publicou? Enfim, é desta forma que a procissão vai ao adro nestas conversas a ponto de se dizer, com alguma soberba à mistura, que os leitores que manifestam tal desconcerto não estão preparados para a interação leitor-texto. Cá para mim, o problema pode ser outro: não seria falta de lítio?

Esta ausência que questiono provavelmente exista em vários sentidos. O primeiro é a manifestação contrária a esta postura que se traduz num mimetismo “sagrado” que tende mais para um manifesto de repúdio, de vanglória ou de intimismo, deixando-se assim o trabalho com forma ao deus-dará. Acrescido a isso, há um arrastar da frase/verso que sugere a imagem de uma parede rebocada às pressas sem que ao pedreiro tenha havido tempo para limar as arestas.

Ainda sobre a ausência de lítio, virando a câmera para outro horizonte pode-se suspeitar, além da bruma, uma relação insipiente entre o autor e o editor. Das duas uma, ou o segundo não tem capacidade para fazer o que lhe cabe (o que eu duvido) ou sobre este pesaram os argumentos financeiros e a vaidade do primeiro. É comum.

Há, entretanto, um monólogo que se inscreve nas minhas madrugadas e me remete a um ensaísmo ou crítica literária que mesmo na sua insipiência tem-se dado mais a uma espécie de sociologia/antropologia (ou qualquer coisa que valha) da literatura e passa de soslaio ao que se prende a questões atinentes à fruição da construção. Parecendo que não, posso (eu próprio) estar a ser vítima desta virose na qualidade de aspirante a escritor e ensaísta, de tal forma que seria muita audácia assumir como categóricas as ilações que aqui trago. Contudo, resguardo-me neste pensamento-imagem de mim mesmo e vejo-me a contribuir com o que disse, desdisse e insinuei, na perspectiva de encontrar, numa possível contrariedade, o benefício da síntese.

2 comentários:

  1. Abstracionismo e metaforização surreal na poesia juro que é um exercício necessário para o leitor desenvolver certas habilidades ou conhecimentos. Mas a questão é: será que o leitor está preparado?

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  2. ...eis a eterna questão. Mas, de uma forma ou de outra, o exagero irá sempre impactar negativamente na relação entre o leitor e o texto.

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