sexta-feira, 15 de junho de 2012

G.U.N (governo de unidade nacional)

É um facto que em África, palavras correspondentes a línguas europeias tomam novos valores semânticos devido ao contacto com a cultura africana. Porém, por tão vasto que seja este argumento, não engloba palavras como “vencedor” e “vencido” que desde a primeira noção de jogo introduzida pelos jogos olímpicos na Grécia antiga, é de senso comum que estas palavras identificam e consequentemente distinguem pessoas/grupos que ocupam “estatutos” diferentes.


É-me desconhecida, confesso, a razão mas em África os conceitos de vencido/perdedor e vencedor/ganhador tomam características semânticas diferentes das que acima referenciei e o conceito de jogo é outro. Se não vejamos, em África quando se inicia o jogo já se sabe de antemão quem será o vencedor: há sempre pré-vencedores e obviamente pré-vencidos. Seria por isso que a vitória não sabe a mel e a derrota a fel? Enfim...
Se por um acaso os deuses gregos do jogo se manifestarem, os vencedores do jogo tornam-se figuras inexistentes. Por exemplo, no âmbito político-eleitoral, os jogadores formam o G.U.N. Aproveitando o valor semântico desta sigla na língua inglesa e tendo em conta que a maioria destes jogadores foram militares diria que esta foi a arma encontrada por estes para fuzilar qualquer tipo de influência dos deuses gregos do jogo nas suas olimpíadas.
Verifica-se, entretanto, um caso em que a intitulada e, em alto tom, chamada democracia torna-se um substantivo vestido de ironia, fazendo com que os que nela acreditam percam a faculdade de ver o óbvio pois o vencedor do jogo acaba sendo sempre quem acha ser o dono dos acontecimentos e fins da nação. Neste contexto, poderia dizer que, quando quem se acha dono dos destinos duma nação fica galardoado como perdedor, acaba alegando inúmeros motivos para formar o propagado G.U.N e continuar impune às leis da vida e das coisas. Tanto que às vezes pergunto-me: seria isto Democracia ou Monarquia atenuada?

Sem comentários:

Enviar um comentário