G.U.N (governo de unidade nacional)



É um facto que em África, palavras correspondentes a línguas europeias, tomam novos valores semânticos devido ao contacto com a cultura Africana em geral. Porém, por tão vasto que seja este argumento, não engloba palavras como “vencedor” e “vencido” que desde a primeira noção de jogo introduzida pelos jogos olímpicos na Grécia antiga, é de senso comum que estas palavras identificam e consequentemente distinguem pessoas/grupos que ocupam “estatutos” diferentes. Me é desconhecida, confesso, a razão mas em África os conceitos de vencido/perdedor e vencedor/ganhador tomam características semânticas diferentes das que acima referenciei e o conceito de jogo é outro. Se não vejamos, em África quando se inicia o jogo já se sabe de antemão quem será o vencedor ou seja, há sempre pré-vencedores e obviamente pré-vencidos. Seria por isso que a vitória não sabe a mel e a derrota a fel?!
Pois é, se por um acaso os Deuses gregos do jogo manifestarem-se, os vencedores do jogo tornam-se figuras inexistentes. Por exemplo, no âmbito político-eleitoral, os jogadores formam o G.U.N. Aproveitando o valor semântico desta sigla na língua inglesa e tendo em conta que a maioria destes jogadores foram militares diria eu que esta foi a arma encontrada por estes para fuzilar qualquer tipo de influência dos Deuses gregos do jogo, nas suas olimpíadas.
Entretanto, verifica-se um caso em que a intitulada e, em alto tom, chamada democracia torna-se um substantivo vestido de ironia, fazendo com que os que nela acreditam percam a faculdade de ver o óbvio, pois o vencedor do jogo acaba sendo sempre quem acha ser o dono dos acontecimentos e fins da nação. Neste contexto, poderia dizer que, quando quem acha-se dono dos destinos duma Nação fica galardoado como perdedor, acaba alegando inúmeros motivos para formar o propagado G.U.N e continuar impune às leis da vida e das coisas. Tanto que às vezes pergunto a mim mesmo... seria isto Democracia ou Monarquia “adulterada”?

Novo Comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Riptors
 
Copyright © RECTASLETRAS.COM. Theme by Nuvem Templates ™ | iVisitas