domingo, 12 de agosto de 2012

Unidade nacional na diversidade cultural

Se o discurso politicamente correcto fala de unidade nacional, o politicamente incorrecto questiona até que ponto se pode falar de uma unidade como sinónimo perfeito de homogeneidade.
Talvez para a melhor enquadramento semântico do assunto que aqui pretendemos discutir, urge trazer algumas questões basilares que vão, se calhar, cimentar o nosso entendimento do assunto.
Será que podemos usar a expressão unidade nacional no sentido de convenção? Mutua inteligibilidade dos assuntos tribais? Ligação intima? Comungar de ideias? Cumplicidade? Ou mesmo união! Afinal o que é unidade nacional? Como os elementos de uma determinada sociedade podem ser designados por unidos? O que deve  haver  de comum ou de diferente e com que grau para que se cunhe o termo de forma pura e consensual? Ou talvez o termo certo para nos referirmos a uma sociedade que em muitas vezes se caracteriza por diversa nos seus variados aspectos seja “convenção”(convenção Nacional).

sábado, 11 de agosto de 2012

CONTO e CRÓNICA: QUE DIFERENÇAS?

Pelo devasso vício de escrever, são várias as vezes em que nos chega a vontade de juntar letras para falar de alguma coisa que não seja nada. Costumamos ser felizes nisso, porque há sempre algo que sai, a que todos chamamos de texto __ mas que tipo de texto é?
Essa é sempre uma boa pergunta!